Vamos aderir a essa campanha



Entrem no site e vejam

Brasileirão x Sul-Americana: Que caminho seguir, Verdão? LANCENET! faz uma análise das trajetórias do Alviverde nas duas competições pela vaga na Libertadores de 2011


Felipão, técnico do Palmeiras(foto: Ari Ferreira)Felipão afirmou que ainda não irá priorizar nenhuma das competições (Foto: Ari Ferreira)
Globo esporte

Em São Paulo
Com a mudança da Conmebol, que voltou atrás e anunciou o retorno do G4 no Campeonato Brasileiro, e a ótima fase vivida no comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras se tornou a única equipe que ainda tem duas formas de chegar à classificação para a Libertadores de 2011, já que disputa nesta quarta-feira às 22h, contra o Universitário de Sucre, na Arena Barueri, a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
Atlético Mineiro, Avaí e Goiás também estão na disputa na competição internacional, mas ambos estão lutando contra o fantasma do rebaixamento no Brasileirão, ao contrário do Verdão, que na décima colocação e a três pontos do G4 no Brasileirão, ainda pode, inclusive, sonhar com o título do nacional.
Então, se há duas formas de classificar-se para a Libertadores, qual caminho escolher? O LANCENET! preparou uma análise dos duelos que o Alviverde terá pela frente nas duas competições, para que Felipão possa escolher qual delas priorizar. Confira!
Sul-Americana:
Até chegar à final, o Verdão pode encarar os adversários mais difíceis da competição. Na próxima fase, Felipão & Cia. devem enfrentar o Galo, de Dorival Júnior. A fase do Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro tranquiliza a torcida palmeirense. Já que ainda está lutando intensamente contra o rebaixamento, o Alvinegro não deve concentrar suas forças na competição internacional, mesmo que o título e a vaga na Libertadores estejam ainda mais próximos à partir da próxima fase.
Nas semifinais, dois adversários considerados mais difíceis podem aparecer. Newell's Old Boys, da Argentina, e LDU, do Equador, devem disputar a outra partida das quartas de final e podem aparecer no caminho alviverde. Depois, caso avance à final, poucos adversários assustam o Verdão. O tradicional Independiente, da Argentina, maior vencedor da História da Libertadores, com sete títulos, é o mais perigoso. Além de todas estas facilidades, o Alviverde tem mais um motivo especial para conquistar a Sul-Americana: tirar a vaga de um rival na Libertadores de 2011.
Brasileirão:
A começar pelo clássico de domingo contra o Corinthians, o Palmeiras tem alguns duelos complicados, mas que podem contribuir em uma aproximação do pelotão de cima. Além do Timão, o Verdão enfrenta ainda o Cruzeiro, o Fluminense e o Atlético Paranaense, todos disputando a vaga na Libertadores ou até o título nacional.
Além destas "decisões", o Alviverde ainda enfrenta times considerados mais fáceis como Goiás, Guarani e Atlético Mineiro, que apesar de estar se recuperando no campeonato, está mal posicionado na tabela. Caso Felipão decida mirar o foco no Brasileirão, uma classificação é completamente viável.
Com a palavra - Bruno Uliana - Setorista do Palmeiras no Diário LANCE!
O clássico contra o Corinthians será um divisor de águas nesta decisão de Felipão sobre qual competição priorizar. O fato é que técnico alviverde não gosta de competições de pontos corridos, o negócio dele é mata-mata. Em toda a sua carreira, sempre se deu melhor neste tipo de competição em que pode motivar os jogadores ao extremo e decidir rapidamente. Foi assim no Palmeiras no fim da década de 90 e na Seleção Brasileira. Até por isso, ele deve priorizar a Sul-Americana.
Vencer o Universitário de Sucre não vai ser algo fundamental na escolha, já que é um adversário bem inferior. Já o clássico, será fundamental. Se vencer o Timão, encostar de vez no rival e ver o G4 de perto, Felipão não deve largar o Brasileirão. Se perder, está praticamente fora de briga.
Confira a opinião dos especialistas:
Mauro Beting - Colunista do LANCE!
Certamente deve priorizar a Sul-Americana. Não há grandes adversários em grande fase nesta competição. O Atlético Mineiro, além de não viver um grande momento, embora venha em recuperação, não pode focar a Sul-Americana, até por sua luta intensa no Brasileirão. E do outro lado, vemos poucas equipes com grande futebol. Se o Palmeiras não tem um grande nível, também não está atrás de ninguém.
E chegando pela Sul-Americana pode acabar tirando um rival paulista da briga. No caso do clássico, ajudaria, evidentemente, a atrapalhar o Corinthians na briga pelo título e até da própria Libertadores. Mas não acho que é prioritário. O Palmeiras tem de pensar nele e focar a Sul-Americana.
Benjamin Back - Colunista do LANCE!
O Palmeiras só tem mais uma missão no Campeonato Brasileiro: tirar o Corinthians da briga pelo título. Não vejo o Verdão com a menor condição de brigar por título ou Libertadores, nem dá tempo. Já na Sul-Americana, é o grande favorito.
Se vencer o clássico, muda o ânimo, o astral e a torcida ficará feliz, carregando isso como o grande trunfo do ano. Mas não acredito que o Palmeiras brigue por título ou vaga na Libertadores este ano. Acho completamente impossível. Na Sul-Americana, tem totais condições.
Vitor Birner - Colunista do LANCE!
Tem de priorizar totalmente a Sul-Americana. Em primeiro lugar, se ganhar a vaga no G4, não há certeza de que ela será garantida mais tarde, já que pode ser tirada pelo campeão da Sul-Americana. No Brasileirão, é muito mais difícil tirar os pontos de vantagem das equipes que estão na frente. Um time que aposta na defesa e nos gols de falta do Assunção, não sei se tem a possibilidade de passar um Grêmio, que está jogando mais bola.
Os adversários na Sul-Americana são muito menos difíceis do que os do Brasileirão. O Palmeiras não tem nem o que pensar. É prioridade total e radical na Sul-Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Marcos
Nome completoMarcos Roberto Silveira Reis
Clube atualPalmeiras
PosiçãoGoleiro
Data de nascimento04/08/1973
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOriente (SP)
Altura1,93m
Peso90kg
EstréiaPalmeiras 4 x 0 Botafogo-RJ

Destaque

Marcos Assunção
Nome completoMarcos dos Santos Assunção
Clube atualPalmeiras
PosiçãoVolante
Data de nascimento25/07/1976
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoCaieras (SP)
Altura1,78m
Peso78kg
EstréiaRio Branco 1 x 3 Corinthians, em 1996

Destaque

Valdivia
Nome completoJorge Luis Valdivia Toro
Clube atualPalmeiras
PosiçãoMeia
Data de nascimento19/10/1983
NacionalidadeChilena e venezuelana
Local de nascimentoMaracaibo (VEN)
Altura1,73m
Peso71kg

Destaque

Kléber
Nome completoKléber Giacomance de Souza Freitas
Clube atualPalmeiras
PosiçãoAtacante
Data de nascimento12/08/1983
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOsasco (SP)
Altura1,73m
Peso70kg
EstréiaEm 2003, pelo São Paulo