Vamos aderir a essa campanha



Entrem no site e vejam

Palmeirenses têm cartilha para evitar excessos nas férias

Palmeiras x Goiás - Felipão  - foto: Eduardo VianaFelipão quer evitar que os jogadores voltem muito abaixo do ideal das férias (foto: Eduardo Viana)
Lancenet
Publicada em 13/12/2010 às08:09
em São Paulo
Férias. Uma época tão esperada pelos jogadores após mais um ano desgastante pela maratona de jogos. Mas os palmeirenses não terão moleza durante o período. Para ter melhores resultados na reapresentação da equipe e ganhar tempo durante a pré-temporada, a comissão técnica passou um plano específico de treinos para os atletas.
Antes de entrarem no período de descanso, cada jogador recebeu algumas dicas e uma cartilha para ser seguida. Os exercícios não são obrigatórios e não existe restrição alimentar. A ideia é conscientizar os palmeirenses a não terem um aumento excessivo de peso e uma perda de massa muscular.
– A gente deixa eles um pouco livres na parte da alimentação. Eles passaram por um ano muito desgastante. Pedir para evitar comer alimentos gordurosos ou tomar uma bebida alcoólica é difícil – explicou o preparador físico do Verdão, Anselmo Sbragia ao LANCENET!
– A gente sugeriu um peso máximo para eles retornarem. Seriam dois ou três quilos a mais do que eles apresentaram na última medição, em novembro. Não vai ter punição ou multa para quem estiver acima. Essa indicação é mais para eles não sofrerem no retorno aos treinamentos em janeiro – completou.
Mais uma vez a preocupação da comissão técnica é com o curto período de preparação para o início do Campeonato Paulista. Os palmeirenses se reapresentam em 4 e 5 de janeiro. E a estreia no Paulistão é logo no dia 15, contra o Botafogo-SP. Ou seja, serão apenas nove dias para deixar a equipe em boas condições.
Até por isso, os exames cardiológicos e fisiológicos já foram adiantados. Na última semana de trabalho nesta temporada, os atletas foram avaliados na Academia de Futebol.
Se 2010 não foi muito produtivo para o Palmeiras, nada melhor do que começar forte o ano seguinte. E para isso, voltar das férias bem preparado é um bom caminho. Então, é o momento de descansar e treinar.
A cartilha alviverde:
Descanso
A comissão técnica pediu para os jogadores separarem duas semanas de descanso total. A ideia é evitar qualquer tipo de estímulo físico.
Diversão
Depois, são sete a dez dias para os atletas fazerem o que mais gostam: jogar algumas peladas, futevôlei...
Alimentação
Não há restrição. A comissão só pede para os atletas não voltarem muito acima do peso habitual.
Treinos
Após esse tempo, a ideia é separar cerca de cinco dias para treinar levemente. O jogador pode fazer um trabalho cardiovascular com corridas leves. E um treino de força, com agachamentos e abdominais.
A programação do Verdão:
4 e 5 de janeiro
São duas datas de reapresentação. Os principais jogadores, que ganharam férias antecipadas, voltam um dia antes. A preparação será na Academia de Futebol.
15 de janeiro
É o dia da estreia no Campeonato Paulista, contra o Botafogo-SP, no Pacaembu. Três dias antes, o time encara o XV de Piracicaba, em amistoso.
Confira um com a palavra do preparador físico Anselmo Sbragia:
"Fazemos isso há cerca de quatro anos. Dessa vez, entregamos as informações individualizadas para os atletas na última semana de treino. A ideia é adiantar esse trabalho de condicionamento físico para a pré-temporada.
É importante os jogadores cuidarem do peso. Nesse período, eles perdem massa muscular e têm um acréscimo de gordura. Pedimos para eles prevenirem isso. Mas não tem nada de multa.
Para a reapresentação, já fizemos um esboço do que vamos trabalhar. Adiantamos em um dia a volta de alguns atletas. Hoje, os jogadores são mais profissionais. Então, não espero que eles voltem tão mal fisicamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Marcos
Nome completoMarcos Roberto Silveira Reis
Clube atualPalmeiras
PosiçãoGoleiro
Data de nascimento04/08/1973
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOriente (SP)
Altura1,93m
Peso90kg
EstréiaPalmeiras 4 x 0 Botafogo-RJ

Destaque

Marcos Assunção
Nome completoMarcos dos Santos Assunção
Clube atualPalmeiras
PosiçãoVolante
Data de nascimento25/07/1976
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoCaieras (SP)
Altura1,78m
Peso78kg
EstréiaRio Branco 1 x 3 Corinthians, em 1996

Destaque

Valdivia
Nome completoJorge Luis Valdivia Toro
Clube atualPalmeiras
PosiçãoMeia
Data de nascimento19/10/1983
NacionalidadeChilena e venezuelana
Local de nascimentoMaracaibo (VEN)
Altura1,73m
Peso71kg

Destaque

Kléber
Nome completoKléber Giacomance de Souza Freitas
Clube atualPalmeiras
PosiçãoAtacante
Data de nascimento12/08/1983
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOsasco (SP)
Altura1,73m
Peso70kg
EstréiaEm 2003, pelo São Paulo