Vamos aderir a essa campanha



Entrem no site e vejam

Planos do Palmeiras na Copinha passam até pela ceia de Ano Novo


Depois de tristezas com time profissional, garotos da base querem dar título ao torcedor alviverde logo no começo do ano




Por Globoesporte
Diego Souza e Miguel base do PalmeirasDiego Souza e Miguel: esperanças do Palmeiras na
Copa São Paulo (Foto: Julyana Travaglia/GE.COM)
A ceia do Ano Novo não será em casa, com a família e os amigos, mas sim com o “pai” Juninho e tantos outros “irmãos” improvisados. Os dias de folga, comuns nesta época do ano, também passarão longe de Itu. É tempo de concentração para os atletas do Palmeiras que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior – a estreia será no dia 6 de janeiro, contra o Bandeirante-DF.
Todos torcem para que a celebração pelo novo ano, com os verdadeiros familiares, seja somente em 25 de janeiro, dia da decisão do torneio que é visto como uma vitrine para os garotos. E, de preferência, com a taça na mão. Para aliviar a pressão na busca por um título que nunca foi conquistado pelo clube. Para aliviar a pressão deixada pelo time profissional, que fracassou nas competições de 2010. E para dar um sorriso ao torcedor palmeirense, que nesta década comemorou somente um título do Paulista (2008) e a Série B (2003).
- Pensamos em chegar para mudar essa história. O Palmeiras não pode se contentar em ter tido nesta década somente um Paulista (2008) e o título da Série B (2003). Isso não é bom para a imagem do clube. Queremos começar bem a nova década. E começar ganhando a Copinha seria muito bom. Nunca vencemos esta competição, mas temos de ficar tranquilos e não pegar essa pressão que vem de fora – disse o meia Diego Souza, de 17 anos, ao GLOBOESPORTE.COM, momentos antes de começar o treino.
A ansiedade para que o título não escape é trabalhada no CT em Guarulhos. Maria Cristina Nunes Miguel, psicóloga das equipes inferiores do Palmeiras, acompanha desde o time infantil até o B do Alviverde, aplicando testes nos atletas para traçar o perfil de cada um. Ela disse que nesta época do ano, quando os jogadores estão próximos de estrearem em uma competição,a pressão que mais precisa ser controlada é a dos próprios garotos, que se cobram demais.
- Não fica como uma pressão intensa. É mais um processo do “eu quero ganhar”. Mas não é algo que vá travá-los. Eles vêm de uma crescente de vários campeonatos e nós fazemos todo acompanhamento, desde o infantil. Quando chegam na Copinha, ele tem garra e vira uma autopressão, do “eu quero vencer”. Nós dosamos essa ansiedade e a motivação – explicou a profissional.
Diego Souza, meia da base do PalmeirasDiego Souza, 17 anos e principal meia do time
(Foto: Julyana Travaglia/GLOBOESPORTE.COM)
Além de Diego Souza, uma das apostas do Palmeiras para a Copa São Paulo é o atacante Miguel. Com passagens pela Seleção sub-20, o atleta de 18 anos foi artilheiro do Paulista da categoria, com 13 gols. Torcedor fanático do clube, ele afirma que os garotos da base tentarão compensar ¬um pouco da tristeza da torcida no fim de 2010, com a eliminação da Copa Sul-Americana na semifinal e uma campanha ruim no Brasileiro.
- Como torcedor, fico muito triste quando o time perde. Para mim, o Palmeiras tem sempre de estar na frente do São Paulo, Corinthians, Santos... Existe a pressão por nunca termos vencido a Copinha, mas temos aqui um grupo unido e que vai honrar essa camisa. Queremos começar bem o ano para dar alegria à torcida.
Para alcançar o título inédito, a comissão palmeirense determinou que os atletas deverão se concentrar para as disputas a partir do dia 27, dois dias depois do Natal. No dia 30, a equipe embarca para Itu, onde fica até o início das disputas. A ceia do ano novo será lá, mais simples e sem familiares. E uma nova família será formada, com o técnico Juninho como “pai” da molecada.
- Como o Felipão fez a “Família Scolari” em 2002, queremos ter a nossa aqui. Vamos ficar todos juntos, com uma ceia especial e esperando rever nossos familiares somente no dia 25 de janeiro, quando acontece a final da Copinha. A cobrança é grande, mas tentamos transformá-la em algo positivo. Ao invés de pensarmos que não temos o título, pensamos que podemos fazer história no clube. É nisso que acreditamos – disse o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Marcos
Nome completoMarcos Roberto Silveira Reis
Clube atualPalmeiras
PosiçãoGoleiro
Data de nascimento04/08/1973
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOriente (SP)
Altura1,93m
Peso90kg
EstréiaPalmeiras 4 x 0 Botafogo-RJ

Destaque

Marcos Assunção
Nome completoMarcos dos Santos Assunção
Clube atualPalmeiras
PosiçãoVolante
Data de nascimento25/07/1976
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoCaieras (SP)
Altura1,78m
Peso78kg
EstréiaRio Branco 1 x 3 Corinthians, em 1996

Destaque

Valdivia
Nome completoJorge Luis Valdivia Toro
Clube atualPalmeiras
PosiçãoMeia
Data de nascimento19/10/1983
NacionalidadeChilena e venezuelana
Local de nascimentoMaracaibo (VEN)
Altura1,73m
Peso71kg

Destaque

Kléber
Nome completoKléber Giacomance de Souza Freitas
Clube atualPalmeiras
PosiçãoAtacante
Data de nascimento12/08/1983
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOsasco (SP)
Altura1,73m
Peso70kg
EstréiaEm 2003, pelo São Paulo