Vamos aderir a essa campanha



Entrem no site e vejam

Estádio Atual





A história do atual estádio Palestra Itália remonta à virada do século 19 para o século 20 e envolve uma das mais tradicionais empresas brasileiras da época, a Companhia Antarctica Paulista. Pensando no lazer de seus funcionários, a empresa criou o Parque da Antarctica, um espaço de 300 mil metros quadrados que abrangia uma vasta área verde, com lago, parque infantil, restaurantes, choperia, local para bailes, reuniões e áreas para a prática esportiva (incluindo pistas de atletismo, quadra de tênis e um dos primeiros campos de futebol da cidade).

Em pouco tempo, o parque passou a ser uma referência não só para a prática do futebol, mas também para diversas atividades ao ar livre, como corridas de automóveis, lutas de boxe, etc.

Com a crescente paixão pelo futebol, esporte que já tinha adeptos em grande número não só em São Paulo, mas também no Brasil, o espaço passou a ser muito requisitado para esta prática esportiva. A empresa, então, passou a alugar o campo de futebol lá existente para clubes nos primeiros anos do século 20.

O Germânia, clube de origem alemã, passou então a ser o mandante do campo. Exatamente no dia 3 de maio de 1902, o Mackenzie College venceu o Germânia (atual Esporte Clube Pinheiros) no Parque Antarctica, por 2 a 1, dando início ao primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Paulista.

Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Germânia diminui suas atividades sociais e repassou seu contrato de locação para o América F.C. (já extinto), clube este que foi fundado por Belfort Duarte.

Por sua vez, com dificuldades econômicas, o América passou a sublocar o espaço para outras equipes. Foi assim que, exatamente no ano de 1917, o Palestra Itália passou a mandar seus jogos no Parque Antarctica. O contrato de então previa que o América utilizasse a estrutura nas terças, quintas, sábados e domingos, enquanto o Palestra Itália usaria o local nos mesmos dias, porém na parte da tarde, para treinos e partidas oficiais.

Em 1920, contanto com o apoio da Companhia Matarazzo, o Palestra Itália efetuou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque Antarctica pelo valor total de 500 contos de réis, uma verdadeira fortuna à época. As condições de pagamento também não eram muito favoráveis: metade a vista, outra metade em duas prestações anuais de 125 contos de réis. Era uma aposta ousada, mas que foi aceita de pronto pelo presidente Menotti Falchi. Exatamente no dia 27 de abril de 1920, o contrato entre as partes foi firmado.

Na escritura de compra as condições de favorecimento aos empregados e ao comércio dos produtos Antarctica eram explícitas. A exclusividade duraria 99 anos: desde a fundação do Parque, 1904, até 2003, só produtos daquela fábrica poderiam ser vendidos.

Na primeira partida como legítimo proprietário do estádio, no dia 16 de maio de 1920, o Palestra Itália aplicou uma sonora goleada sobre o Mackenzie, por 7 a 0, gols de Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato.

O Palestra Itália conseguiu, com dificuldades, pagar as duas primeiras parcelas do pagamento, porém não conseguiu arcar com a última delas. A solução foi vender uma parte do terreno para o conde Francisco Matarazzo, que pagou a soma de 187 contos de réis.

Aos poucos, o clube passou a investir em grandes reformas no local, incluindo a construção da arquibancada geral, ainda de madeira, e da tribuna social (reservada aos associados do clube). Em 13 de agosto de 1933, o Palestra Itália vencia o Bangu, por 6 a 0, pelo Torneio Rio-São Paulo, marcando a inauguração do “Stadium Palestra Itália”. Já com arquibancadas de concreto, tratava-se do maior, mais moderno e imponente estádio do país na época. Neste mesmo período, a sede social do clube foi transferida do centro da cidade para o entorno do estádio.

No final da década de 1950, foi iniciada uma nova e profunda reforma, onde a arquibancada foi totalmente reconstruída e passou a ter mais do que o dobro da capacidade anterior. O campo foi suspenso – daí surge o nome de “Jardim Suspenso” – e foram construídos vestiários no sub-solo. A reinauguração aconteceu no dia 7 de setembro de 1964, com o jogo Palmeiras x Guaratinguetá, pelo Campeonato Paulista.

A partir da década de 1990, o Palmeiras fez diversas obras de melhorias, para aumentar o conforto dos torcedores e começar a formalizar, aos poucos, o grande sonho de gerações de palestrinos e palmeirenses: a construção de uma nova Arena, que será em breve um dos estádios mais modernos das Américas.

No velho, e sempre novo, Palestra Itália foram decididos Campeonatos Paulistas, Brasileiro de Seleções, Mercosul e a Libertadores de 1999. Foi no local também que a seleção brasileira exibiu-se pela primeira vez na cidade de São Paulo e obteve sua primeira conquista da Copa Rocca, em cima da Argentina. Além disso, as velhas chaminés que ainda existem no outro lado da avenida Francisco Matarazzo já presenciaram outros feitos memoráveis, como o Palestra vencer o Corinthians por 8x0 e o Palmeiras golear o Boca Juniors por 6x1, entre tantos outros.

DADOS DO ESTÁDIO


  • Estádio Palestra Itália (São Paulo – Brasil) 
  • Capacidade atual: 27.650 lugares 
  • Dimensões do campo: 110 metros por 75 metros

    CURIOSIDADES HISTÓRICAS

  • Recorde Mundial de Invencibilidade:
    68 jogos atuando no Estádio Palestra Itália, de 1986 a 1990

  • 1º jogo:
    Palestra Itália 5 x 1 Internacional
    21 de abril de 1917
    Árbitro: Nestor Pedroso de Carvalho
    Palestra Itália: Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Severino, Martinelli.
    Gols: Ministro (2), Heitor, primeiro tempo; Caetano (2), Severino, segundo tempo.

  • 1º jogo como proprietário:
    Palestra Itália 7 x 0 Mackenzie
    16 de maio de 1920
    Árbitro: Manuel Domingues Corrêa
    Palestra Itália: Primo, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Ernesto Imparato, Imparato II.
    Gols: Caetano (3), Heitor (2), Fabbi e Imparato.

  • Maior Goleada em Campeonatos Paulista e Jogador com maior número de gols:
    Palestra Itália 11 x 0 Internacional
    8 de agosto de 1920
    Árbitro: Odilon Penteado do Amaral
    Palestra Itália: Flosi, Bianco, Pedretti, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Ernesto Imparato, Martinelli.
    Gols: Ministro (2), Imparato, Caetano, Martinelli e Heitor Marcelino - 6 gols (recorde)

  • Primeiro Jogo Noturno: Palestra Itália 3 x 3 Juventus
    24 de maio de 1930
    Árbitro: Thomaz Cicarelli
    Palestra Itália: Nascimento, Loschiavo, Nigro, Gino, Goliardo, Serafini, Ministrinho, Carrone, Heitor, Lara, Osses. - Técnico: Eugenio Medgyesy "Marinetti"
    Gols: Lara, Carrrone e Heitor

  • Inauguração Oficial:
    Palestra Itália 6 x 0 Bangu
    13 de agosto de 1933
    Árbitro: Haroldo Dias da Mota
    Palestra Itália: Nascimento, Carnera, Junqueira, Tunga, Dula (Zico), Tuffy, Avelino, Gabardo, Romeu Pellicciari, Lara, Armandinho - Técnico: Humberto Cabelli
    Gols: Gabardo, Avelino, primeiro tempo; Avelino, Romeu Pellicciari, Gabardo, Romeu Pellicciari, segundo tempo.

  • Último Jogo com Alambrados: (Fecha para reformas) 
    Palmeiras 7 x 0 Internacional de Limeira
    21 de abril de 1962
    Árbitro: João Etzel
    Palmeiras: Rosan, Jorje, Sebastião, Mané, Flávio (Giovani), Jurandir, Gildo, Américo, Zeola (Goiano), Ademir da Guia, Américo II.
    Gols: Américo, primeiro tempo; Américo (2), Gildo (3), Giovani.

  • Jardim Suspenso 1º jogo: (pós-reformas) 
    Palmeiras 2 x 0 Esportiva de Guaratinguetá
    7 de setembro de 1964
    Árbitro: Teodoro Niti
    Público: 31.899
    Palmeiras: Valdir, Caetano, Djalma Dias, Valdemar Carabina, Ferrari, Dudu, Tupãzinho, Gildo, Ademar, Picolé, Rinaldo.
    Gols: Ademar, Rinaldo, primeiro tempo.

  • Recorde de Público:
    40.283 pagantes
    Palmeiras 1 x 0 XV de Piracicaba
    18 de agosto de 1976 - a partida decidiu o Campeonato Paulista
    Árbitro: Romualdo Arppi Filho
    Palmeiras: Leão, Valdir, Samuel, Arouca, Ricardo, Pires, Ademir da Guia, Edu, Jorge Mendonça, Toninho, Nei.
    Gol: Jorge Mendonça, primeiro tempo.

  • Milésima Vitória:
    Palmeiras 2 x 0 Grêmio
    6 de outubro de 2007
    Árbitro: Heber Roberto Lopes
    22.667 pagantes
    Renda: R$ 428.170,00
    Palmeiras: Diego Cavalieri; Paulo Sérgio, David, Dininho (Gustavo) e Valmir; Wendel, Makelele, Valdívia e Caio; Luiz Henrique (Deyvid) e Rodrigão (William) - Técnico: Caio Júnior
    Gols: Caio e Rodrigão, 12min e 22min do primeiro tempo
  • Destaque

    Marcos
    Nome completoMarcos Roberto Silveira Reis
    Clube atualPalmeiras
    PosiçãoGoleiro
    Data de nascimento04/08/1973
    NacionalidadeBrasileira
    Local de nascimentoOriente (SP)
    Altura1,93m
    Peso90kg
    EstréiaPalmeiras 4 x 0 Botafogo-RJ

    Destaque

    Marcos Assunção
    Nome completoMarcos dos Santos Assunção
    Clube atualPalmeiras
    PosiçãoVolante
    Data de nascimento25/07/1976
    NacionalidadeBrasileira
    Local de nascimentoCaieras (SP)
    Altura1,78m
    Peso78kg
    EstréiaRio Branco 1 x 3 Corinthians, em 1996

    Destaque

    Valdivia
    Nome completoJorge Luis Valdivia Toro
    Clube atualPalmeiras
    PosiçãoMeia
    Data de nascimento19/10/1983
    NacionalidadeChilena e venezuelana
    Local de nascimentoMaracaibo (VEN)
    Altura1,73m
    Peso71kg

    Destaque

    Kléber
    Nome completoKléber Giacomance de Souza Freitas
    Clube atualPalmeiras
    PosiçãoAtacante
    Data de nascimento12/08/1983
    NacionalidadeBrasileira
    Local de nascimentoOsasco (SP)
    Altura1,73m
    Peso70kg
    EstréiaEm 2003, pelo São Paulo