Vamos aderir a essa campanha



Entrem no site e vejam

Antônio Carlos supera câncer e aguarda convite para driblar desemprego

Uol esporte
O ano de 2010 foi atribulado para Antônio Carlos Zago. O técnico se destacou em uma equipe pequena, assumiu um grande clube, foi demitido por brigar com um jogador e agora, desempregado, aguarda um convite para voltar a trabalhar. Mas foi na vida pessoal que ele teve seu maior susto e também vitória ao superar um câncer de tireoide.

A CARREIRA DE ANTÔNIO CARLOS EM 2010

  • Folha Imagem
    Antônio Carlos teve curta, mas boa passagem pelo São Caetano; clube o projetou no cenário nacional
  • Fernando Santos/Folha Imagem
    Assumiu o Palmeiras, mas foi demitido em três meses depois de uma suposta briga com Robert
  • Gustavo Sawada/Grêmio Prudente
    Em agosto, assumiu o Grêmio Prudente, mas comandou o time em apenas seis jogos e caiu
Zago sentiu no corpo os estragos que o estresse, a pressão do futebol e a vida agitada podem provocar. No primeiro semestre, ainda quando comandava o Palmeiras, descobriu em um check-up que tinha um tumor maligno na tireoide.

Em abril, passou por uma cirurgia para a retirada do nódulo e foi submetido a sessões de iodoterapia, um tratamento a base de iodo radiativo. Curado, Zago comemora a descoberta da doença logo no começo, mas ainda se refaz do susto.

“A sensação é de impotência. Apesar de ser um tipo de câncer mais fácil de curar, é câncer. A palavra já assusta”, disse ele, que se considera mudado.

“Sempre batalhei muito. Dentro de campo cometi alguns erros, mas fora sempre fui uma pessoa tranquila. Ultimamente o futebol tem me tirado muito o tempo. Algumas vezes até esqueci a minha família e a minha mãe, já que meu pai faleceu. Voltei a ter os pés no chão e vi que não se vive só de futebol. As pessoas são mais importantes. Quero ter mais tempo para elas”, disse.

Com esse pensamento, Zago aproveitou a pausa na carreira para se recuperar e descansar. Seu último clube foi o rebaixado Grêmio Prudente, que deixou em setembro após apenas seis jogos no comando.

Mas nesse tempo não deixou de acompanhar o esporte. Manteve-se atualizado e em uma excursão pela Europa, fez estágio em clubes italianos como a Roma e assistiu ao clássico espanhol entre Barcelona e Real Madrid.

Agora ele quer voltar aos gramados de forma ativa e não descarta trabalhar na Série B do Brasileirão. “Estou esperando um time. Os campeonatos terminaram agora e tem um time ou outro sem treinador. Nunca fui de forçar a barra, as coisas sempre aconteceram naturalmente pela minha competência. Gostaria de assumir no início do ano, mas se não acontecer, continuarei esperando. Tenho só um ano e meio de profissão. Para mim, Série A ou B serão importantes para praticar”, afirmou.

Apesar dos altos e baixos e das polêmicas, Antônio Carlos tem uma avaliação positiva do ano de 2010. Considera que fez um bom trabalho no São Caetano e não via alternativas para evitar o rebaixamento do Grêmio Prudente.

ENTENDA O CÂNCER DE TIREOIDE

Câncer de tireoide é um tumor maligno de crescimento na glândula tireoide. Não é muito comum, mas foi classificado como o tipo de câncer que mais cresce nas mulheres nos Estados Unidos. A doença tem altos índices de cura quando detectada no início, mas pode ser recorrente em até 35% de pacientes, mesmo décadas após o tratamento inicial.

Deve ser feita a cirurgia para retirada do nódulo e a iodoterapia - tratamento à base de iodoradioativo, I131. O paciente ingere uma dose de iodo via oral para destruir as células cancerígenas que ainda se encontram no organismo. Ele deve se manter isolado por até três dias porque seu corpo emitirá radiação.
No caso Palmeiras, ele se diz responsável pelos reforços da ‘era Felipão’, mas garante que não teve tempo de dar continuidade ao trabalho por uma ‘sacanagem’.

Em maio deste ano, o técnico foi demitido após ser acusado de brigar com o atacante Robert. Os dois teriam trocado socos no ônibus da delegação palmeirense no Rio de Janeiro, onde a equipe empatara com o Vasco. Os demais jogadores da equipe precisaram apartar a briga.

Mas o técnico nega o acontecido e aponta erros da diretoria em 2010. “Fui demitido por uma sacanagem. Nunca briguei com jogador. Tudo é sequência. O Palmeiras mudou três vezes de técnico esse ano. Quando você muda muito está praticamente assinando os erros. Fiz um planejamento para contratar Valdivia e Kleber, mas não deu para continuar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque

Marcos
Nome completoMarcos Roberto Silveira Reis
Clube atualPalmeiras
PosiçãoGoleiro
Data de nascimento04/08/1973
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOriente (SP)
Altura1,93m
Peso90kg
EstréiaPalmeiras 4 x 0 Botafogo-RJ

Destaque

Marcos Assunção
Nome completoMarcos dos Santos Assunção
Clube atualPalmeiras
PosiçãoVolante
Data de nascimento25/07/1976
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoCaieras (SP)
Altura1,78m
Peso78kg
EstréiaRio Branco 1 x 3 Corinthians, em 1996

Destaque

Valdivia
Nome completoJorge Luis Valdivia Toro
Clube atualPalmeiras
PosiçãoMeia
Data de nascimento19/10/1983
NacionalidadeChilena e venezuelana
Local de nascimentoMaracaibo (VEN)
Altura1,73m
Peso71kg

Destaque

Kléber
Nome completoKléber Giacomance de Souza Freitas
Clube atualPalmeiras
PosiçãoAtacante
Data de nascimento12/08/1983
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoOsasco (SP)
Altura1,73m
Peso70kg
EstréiaEm 2003, pelo São Paulo